ESB -  ESCOLA SÍLVIA BUENO

 

FILOSOFIA DA ESCOLA

O projeto educacional “Escola Professora Sílvia Bueno Ltda.”, foi inspirado na pessoa da Sra. Sílvia Bueno, filha de Hermógenes Ribeiro da Fonseca e Elisa Alves de Azevedo.
Descendente de Bartolomeu Bueno da Silva, o “Anhanguera”, nasceu aos 14 dias do mês de maio de 1896 e tendo falecido em 1951, sua vida serviu de exemplo para todos que a conheceram.
Professora primária, formada pelo Colégio Carlota Kemper, de Lavras (MG), casou-se no ano de 1917 com seu primo Samuel Bueno da Fonseca.
Ficando viúva, educou seus oito filhos menores com fé em Deus e dedicação ao trabalho e à família, levando todos a uma formação educacional de nível superior e respeito aos fundamentos cristãos.
Seu filho Clévio Bueno da Fonseca, homem de Deus, advogado, contador e auditor de empresas, foi o patrocinador deste empreendimento e o grande incentivador deste projeto educacional, juntamente com sua  esposa  Eunice Aparecida Silva Bueno da Fonseca. Também seu outro filho, Rolando Bueno, engenheiro civil e professor, colaborou no processo educacional de Goiás, sendo um dos professores fundadores da Faculdade de Engenharia da Universidade de Goiás, lecionando nesta entidade por quase 30 anos. Segundo o exemplo de nossa inspiradora, temos como prioridade a educação baseada nos princípios cristãos de amor a Deus e à família, levando o educando a ser sujeito de sua própria história, preparando-o para o exercício consciente da cidadania.

 

 DIRETORIA

ESB – Escola Sílvia Bueno encontra-se sob a direção de:

César Bueno da Fonseca

Diretor Administrativo Financeiro e Secretário da ESB-  Pedagogo, Engenheiro Civil, Administrador de Empresas e Contador.

Sueli Amaral Silva Bueno

Diretora Pedagógica – professora, pedagoga, psicóloga com especialização em psicomotricidade pela Universidade do México – DF, psicopedagogia pela Universidade Católica de Goiás – GO e Pós-Graduada em Métodos e Técnicas de Ensino e Planejamento Educacional. Integra o corpo de Técnicos da Secretaria de Educação do Estado de Goiás desde 1988 - COORDENADORA GERAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Diretora Benemérita: Eunice Aparecida Silva Bueno da Fonseca
Patrono: Dr. CLÉVIO BUENO DA FONSECA

FINS E METODOLOGIA

Objetivo geral da ESB – Escola Sílvia Bueno é proporcionar ao educando formação necessária para desenvolvimento de suas potencialidades, como elemento de auto-realização, qualificação para o trabalho e preparo para o exercício consciente da cidadania.

Para tanto, a metodologia indicada é a da aprendizagem pela atividade onde a criança aprende a fazer “Fazendo”, a construir “Construindo”, a amar “Amando”.

A regência fica a cargo do professor, porém com apoio, orientação e supervisão da Coordenação Pedagógica, que oferece recursos psicopedagógicos como base desse projeto, estimulando a criatividade e raciocínio através de atividades que vão do abstrato ao concreto, visando a auto-realização, bem como o despertar, o desenvolver e o aprimoramento das potencialidades individuais do aluno.