Proposta pedagógica

Educação Infantil – (Infantil II, III, IV e V)

Atende alunos de 02 a 05 anos, tendo como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social complementando a ação da família.Acompanhando os mais recentes estudos na área educacional e atendendo à ideologia da escola, nossos trabalhos têm se pautado na linha sócio-interacionista de Vygotsky. Nessa perspectiva o conhecimento se dá através da interação sujeito/ objeto/meio. A educação escolar socializa o saber sistematizado e desenvolve capacidades cognitivas e operativas para integração e ação social.
Atividades como: jogos, brincadeiras, projetos de estudos, excursões para estudo do meio, serão pontos de partida para o processo de construção do conhecimento.

Ensino Fundamental – 1º ano ao 9º ano

Com a duração de 9 anos atende alunos a partir de 06 anos de idade.

Tem por objetivo formar o cidadão que reflete, compreendendo o ambiente natural e social em que vive, o sistema político, as tecnologias, as artes, as diferentes linguagens e os valores em que se fundamenta a sociedade.

As atividades propostas visam a capacidade de descobrir caminhos que levem o aluno ao conhecimento, ressaltando os valores sociais e potencializando suas aptidões.

A equipe pedagógica vem aprofundando estudos, pesquisas e experiências na perspectiva de aperfeiçoamento da proposta metodológica adequada a este nível de ensino e sócio-interacionista de Vygotsky.

NORMAS DISCIPLINARES

Compreende-se que o trabalho escolar é um esforço coletivo em busca de determinados objetivos a favor da aprendizagem e da formação integral dos alunos.Vimos que este será mais eficiente se o grupo obedecer a certas regras.

Daí é necessário saber:

É DEVER DO ALUNO

EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS DO 1º AO 9º ANO

A Ed. Física é uma disciplina comum a todos os alunos e que faz parte da grade curricular e dos PCNS (Parâmetros Curriculares nacionais, a qual é atribuída nota de 0 a 100 (zero a cem).
Em caso de problemas ortopédicos/físicos, os responsáveis devem apresentar laudo médico.
Na ausência do aluno às aulas, por motivo de saúde e mediante a contra apresentação do laudo médico, requer do aluno a execução de trabalhos escritos, solicitados pelo professor responsável.
Na ESB, acontece durante o 4º bimestre, o JIESB- Jogos Internos da Escola Sílvia Bueno, onde é cobrada uma taxa destinada ao custo de uma camiseta e as premiações de primeiro lugar.
A presença efetiva do aluno aos jogos, faz parte do processo avaliativo do 4º bimestre, e a sua não participação implicará em faltas e nota zero e o aluno estará em recuparação automática, a ser realizada após as verificações do 4º bimestre, exceto em caso de dispensa à prática de esportes por laudo médico.

Obs.: Não será aceita declaração de atividades extraclasse de: academias, clubes, ecolinhas etc, para isenção das aulas de educação física, de acordo com a grade curricular da nossa escola.

  1. É obrigatório a apresentação do ATESTADO MÉDICO, para prática esportiva.
  2. Comparecer e participar das aulas de acordo com o calendário escolar.
  3. Cumprir o horário da escola para início e término das aulas diárias.
  4. Estudar todos os dias, fazer as tarefas e demais trabalhos solicitados.
  5. Estar de posse de todo o material necessário às aulas do dia,inclusive da Agenda Escolar, conservando-os sem danos.
  6. Apresentar-se devidamente uniformizado às aulas.
  7. Comportar-se adequadamente dentro da escola.
  8. Ser honesto na apresentação das tarefas e demais atos escolares.
  9. Entregar aos pais ou responsáveis as correspondências enviadas pela escola e devolvê-las assinadas quando solicitado.
  10. Evitar perder provas ou outras avaliações.
  11. Respeitar com igualdade, a direção, professores e funcionários da escola.
  12. Zelar pela limpeza e conservação das instalações de dependências, materiais, móveis, utensílios e equipamentos de propriedade da escola.

NÃO É PERMITIDO AO ALUNO

  1. Entrar e sair da sala de aula, sem autorização do professor .
  2. Ocupar-se, durante as aulas, com trabalhos estranhos às mesmas.
  3. Trazer, para o estabelecimento, material estranho ao estudo (fone de ouvido, rádio, jogos, bolas, brinquedos, etc.)
  4. Aglomerar-se nas portas das salas, nos intervalos de aulas.
  5. Sair da sala para os corredores e demais dependências da escola sem prévia autorização e sem estar usando o crachá de permissão.
  6. Alterar, rasurar, suprimir ou acrescentar anotações lançadas nos documentos escolares.
  7. Promover jogos, excursões, coletas, listas de pedidos ou campanhas de qualquer natureza, sem a prévia autorização da Direção.
  8. Fumar ou trazer cigarros para as dependências da escola.
  9. Promover e participar de brigas ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social na frente ou imediações da escola, principalmente quando se encontrar uniformizado.
  10. Ausentar-se da escola sem que esteja devidamente autorizado pela família e pela Direção da Escola.
  11. Blusa de frio: não sendo o modelo da escola, poderão optar por outros tipos de agasalho, resguardando-se, entretanto, a cor permitida pela escola: preta.
  12. Não será permitido o uso de camisa de time de futebol ou casacões superpostos ao uniforme.
  13. Para as atividades extra-horários, os alunos deverão vir com o uniforme completo.
  14. O uniforme da escola poderá ser adquirido conforme verificação na secretaria. A Escola se julga no direito de não aceitar modelos fora dos padrões como saias e calças com detalhes. Não será permitido o uso de boné em sala de aula.
  15. Uso de celular e aparelhos eletro-eletrônicos: A Escola dispõe de um sistema telefônico bastante eficiente para atender a demanda. Em caso de os pais precisarem entrar em contato com os filhos, que seja sempre via Coordenação de Turno (Aux. Adm.). Se forem encontrados celulares, disk-man, MP3 player e outros aparelhos eletro-eletrônicos em posse de alunos, serão apreendidos e devolvidos ao responsável com advertência verbal.

SANÇÕES APLICÁVEIS AOS ALUNOS

“Alcançar o objetivo principal da educação: Preparar as novas gerações para administrar o Brasil que estamos lhes deixando, só será possível quando família e escola assumirem tal responsabilidade juntas. Não adianta a escola atribuir a educação aos respectivos pais nem os pais exigirem da escola tal função. Todos são responsáveis na e pela educação de nossas crianças e adolescentes.” Içami Tiba

Caracteriza-se como falta ou ocorrência negativa, o descumprimento das normas disciplinares da escola.

A ESB estabeleceu algumas estratégias quanto às ocorrências negativas e faltas na escola:

  • Advertência verbal : Aluno/ Professor e Coordenação;
  • Termo de compromisso junto à Coordenação: O aluno assina um documento comprometendo-se a mudar de comportamento;
  • Reunião escola , aluno e família;
  • Advertência por escrito : O aluno só assistirá as aulas com o ciente dos responsáveis na advertência;
  • Suspensão de 01 (um) dia letivo sem direito a realização de atividades avaliativas marcadas no dia;
  • Suspensão de 02 (dois) dias letivos sem direito a realização de atividades avaliativas marcadas no dia;
  • Suspensão de 03 (três) dias letivos sem direito a realização de atividades avaliativas marcadas no dia;
  • Conselho com a equipe técnica da escola e professores para decisão de transferência.

Obs.: Em caso de suspensão, perdendo o direito a realização de atividades avaliativas, o aluno fica com (0) zero, sem direito a 2ª chamada.

São consideradas faltas ou ocorrências DISCIPLINARES GRAVES, dentre outras:

  • Desrespeito para com qualquer funcionário da escola;
  • Brincadeiras de mau gosto com conseqüências imprevisíveis;
  • Desrespeito para com colegas de sala de aula e da escola;
  • Desnormalização da sala de aula: tumultos/ conversa demasiada, brincadeiras inoportunas e desagradáveis;
  • Desacato à autoridade;
  • Reincidência na indisciplina;
  • Desrespeito à integridade moral ( agressões verbais e físicas);
  • Danos ao patrimônio da escola ou dos colegas;
  • Danos a Agenda Escolar;
  • Uso de cigarros, bebidas alcoólicas e coisas do gênero;
  • Saída da escola sem a permissão da direção;
  • Uso de celulares e navegar na Internet no ambiente escolar.

O QUE OS PAIS DEVEM SABER

  1. Será permitida a entrada de aluno até 10 minutos após o horário de início das aulas. No terceiro atraso do mês, será anotado na ficha disciplinar, para considera­ções no Conselho de Classe. No quarto atraso do mês não será permitido a entrada do aluno.
  2. O aluno que perder qualquer avaliação por justo motivo, deverá requerer 2ª chamada diretamente na Secretaria da Escola, por escrito, mediante pagamento de uma taxa.
  3. A Carteirinha de Identificação do aluno é uma segurança para seu(sua) filho(a). Cuide bem dela. Adquirir na secretaria da ESB mediante o pagamento de uma taxa.
  4. A Escola não se responsabilizará por perdas e danos de objetos de valor trazidos de casa, como: jóias, brinquedos (sem combinado e orientação da professora), celulares, MP4 player e outros aparelhos eletro-eletrônicos, bem como pela perda de livros, cadernos e outros objetos pedagógicos.
  5. Todo material esquecido na escola e encontrado pelos funcionários, são colocados em uma caixa de Achados e Perdidos, ficando à disposição dos pais até uma semana após o término do ano letivo em curso.
  6. A agenda deverá ser utilizada diariamente e seu uso é obrigatório. Deve-se preservá-la, pois caso seja danificada o aluno deverá adquirir uma nova.
  7. Festa de Aniversário na ESB:

Em sala de aula: Somente para os pais ,irmãos, avós e alunos da turma, ocupando o tempo do recreio extentendo por no máximo meia hora (sem decoração). Em quadra: Preço de utilização do ambiente (consultar a secretaria da escola).

  • Tempo de duração: após o recreio até o término de aula.
  • Decoração, Brinquedos,etc…: por conta do responsável.
  • Convidados: Somente com lista de convidados aprovados pela coordenação.

AINDA SÃO OBRIGAÇÕES DOS PAIS

  1. Comunicar à Escola qualquer problema que impeça seu(ua) filho(a) à freqüência de aulas.
  2. Inteirar-se do sistema de avaliação, do calendário de provas e acompanhar o rendimento escolar do seu(ua) filho(a).
  3. Comparecer às reuniões marcadas pela Escola.
  4. Assinar e devolver bilhetes fixados na agenda.
  5. Tomar conhecimento das tarefas de casa do(a) filho(a).
  6. Indenizar eventuais prejuízos que o filho vier causar à Escola ou aos colegas.
  7. Verificar diariamente a agenda escolar de seu(ua) filho(a). Ela é o elo escola-família.
  8. Manter em dia o pagamento das mensalidades escolares.